top of page

Crianças de 2 a 5 anos, que atividade física fazer?

Muitos pais, tem dúvidas de quando começar a colocar seus pequeninos a praticar atividade física, quais atividades físicas são mais recomendadas, o que pode para determinada idade e o que não pode, etc.


Primeiro vamos ver o que recomenda a Organização Mundial de Saúde.


Segundo a OMS, toda criança deveria praticar pelo menos 1 hora de atividade física diária.


E que tipo de atividade física seria? Variando de acordo com a idade da criança.


No artigo de hoje, falando mais especificamente de crianças entre 2 a 5 anos, algumas considerações devem ser feitas. Ainda são imaturas quanto a atividade organizacional. Apenas movimentos básicos devem ser feitos.


Dificilmente uma criança nessa faixa etária mantém a concentração por um período prolongado de tempo. O equilíbrio ainda não está totalmente desenvolvido. Não há uma perfeita percepção de profundidade no campo visual, dificultando o manejo com bola por exemplo.


Exercícios mais adequados para faixa etária dos 2 e 3 anos, envolvem: pular com os pés juntos, agarra uma bola grande com o auxílio do tronco, correr em direção a linha reta, atirar objetos.


Já aos 4 e 5 anos, a criança já consegue pular em um pé apenas, subir e descer escadas, pegar uma bola sem o auxílio do corpo, correr em outras direções.


lembrando que esses exercícios devem ser realizados de uma forma recreacional, sem regras, de uma maneira lúdica como forma de diversão.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page