top of page

Exercício físico elimina proteínas tóxicas dos músculos

Todo mundo já sabe de cor e salteado que a atividade física faz muito bem para a saúde, em especial para o coração. O que pouca gente conhece é que os mesmos exercícios físicos ajudam na recuperação de suas células, prevenindo a disfunção muscular.


Essa disfunção muscular pode ocorrer quando o músculo para de receber estímulos. Como por exemplo em indivíduos que passam muito tempo sentados, muito tempo acamado.


Um estudo publicado na Scientific Reports por pesquisadores da USP, mostra que a falta de estímulo ao músculo, resulta no acúmulo de proteínas mal processadas dentro das células musculares e consequente prejuízo na função do órgão.


Esse acúmulo decorre do prejuízo no sistema celular que seria responsável por identificar e remover essas toxinas. Foi demonstrado que o exercício físico é capaz de manter o sistema funcionando de maneira correta, facilitando sua ação.


“A remoção desses componentes mal funcionais é muito importante, pois quando acumulados tornam-se tóxicos e contribuem para a disfunção ou mesmo a morte da célula muscular”, disse Julio Cesar Batista Ferreira, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e coordenador do estudo.



Compartilhe com que alguém gostaria de saber sobre esse assunto que acabou de ler!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page