top of page

Infarto e cocaína - a verdade que você precisa saber

Além de tudo a cocaína pode prejudicar o coração!


Se você já sabia de dezenas de motivos para não usá-la, aqui vai mais um, talvez um dos mais importantes: cocaína pode levar ao infarto agudo.


Um dos efeitos mais descritos e comentados com o uso da cocaína é o infarto do coração (IAM - Infarto Agudo do Miocárdio).


Na maioria dos casos encontramos essa combinação em pacientes jovens, então não vale a desculpa de que só quem tem problema de coração vai ter infarto com o uso da cocaína, não vale mesmo!


Na maioria dos casos encontramos essa combinação em pacientes jovens


A maioria eram homens e sem doenças coronarianas prévias e nem mesmo fatores de risco, na sua maior parte.


E quando acontece o infarto?

Em média até 15 horas após o uso da cocaína.


E porque a cocaína leva ao infarto?

Dentre as causas, a principal é o aparecimento de trombose dentro dos vasos coronarianos, onde forma-se um coágulo dentro das artérias, que leva ao entupimento em um determinado ponto. Entre outros fatores, o aumento da viscosidade, que seria a grossura, do sangue, alterações nos fatores de coagulação sanguínea, e uma maior constrição das paredes dessas artérias, deixando-as com menor diâmetro.


Para se ter uma ideia, na primeira hora do uso da droga, o indivíduo tem uma chance de até 24 (VINTE E QUATRO) vezes mais de ter um infarto.


Se o indivíduo se safar dessa, a longo prazo ele provavelmente terá uma doença crônica em seu coração, como a insuficiência cardíaca.


Já temos motivos suficientes para não usar tal droga.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page