Stress e doenças cardiovasculares, qual a ligação?

Segundo o Ministério da Saúde, 30% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares.

O estresse é considerado uma das principais causas de infarto e Acidente Vascular Cerebral.

Mas por que será? Pesquisas indicam ligação entre o estresse e as doenças cardíacas, através da produção excessiva de células brancas (leucócitos) como a causa do problema. Vejamos como isso acontece:

Altas cargas de estresse, cargas emocionais, produzem excessivamente leucócitos que interferem no bloqueio das artérias e outras partes do sistema cardiovascular, impedindo a circulação regular do sangue.

O estresse é o 4º maior fator de risco para infarto no país, perdendo apenas para o colesterol alto, cigarro e hipertensão.

E o problema ainda é mais grave entre as mulheres, o Brasil tem a maior taxa de mortalidade por cardiopatias em mulheres da América Latina e os números não param de crescer.

Um levantamento recente feito pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica - SBCM - com mulheres de várias regiões do país apontou que 55% das entrevistadas trabalhavam pelo menos 8 horas por dia, costumavam enfrentar o trânsito nos deslocamentos para o trabalho e ainda faziam dupla jornada para cuidar das rotinas da casa. 70% delas disseram que sofrem com o estresse diário.

O número de homens também é elevado, 60% das vítimas da doença são homens, com média de 56 anos de idade.

Há vários tipos de doenças cardiovasculares, variando desde a causa até o grau de agressividade. Elas podem ser causadas por fatores genéticos ou ambientais. Mas o risco de desenvolver a doença é muito maior em pessoas com colesterol alto, diabetes, pressão alta e com hábitos de vida pouco saudáveis, como o sedentarismo, a obesidade?ou pessoas com níveis elevados de estresse.

Curta! Escreva-me dando sua opinião e sugestão, vou adorar saber o que achou do artigo e como melhorar

nossa interação. Compartilhe com seus amigos! Clique aqui e mande seu e-mail.

Dr. Giulio Cesare - Medico do esporte e do Trabalho - Cardiologista

0 comentário