top of page

Surpreenda-se com o que o vinho faz pelo seu coração

Você tem o hábito de beber vinho?
Não?! Pois deveria.

O vinho tinto é rico em antioxidantes, tendo um efeito benéfico sobre o tecido cardiovascular.


Um hábito antigo, não é mesmo?! Pois então, previne doenças cardíacas, reduz a pressão, controla o colesterol, protege contra certos tipos de câncer, como o de mama e o de próstata, e aumenta a longevidade.


Isso você já deve ter ouvido falar, mas e qual a razão para isso?


O vinho tinto contém antioxidantes que controlam uma proteína, uma das responsáveis no envolvimento com doenças arteriais, a endotelin 1.


Estudos mostram que ingerir uma taça de vinho tinto por dia, ajuda a controlar os níveis do colesterol.


O vinho tinto também é uma importante fonte de flavonóides e de outros polifenóis, que possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-agregante plaquetária, eleva o HDL (o chamado colesterol bom), melhorando o transporte de lipídeos, protegendo contra doenças cardíacas e distúrbios do envelhecimento cerebral. As quantidades dessas substâncias presentes no vinho dependem do tipo de uva e das técnicas de fabricação dessa bebida.


Os vinhos tintos têm, geralmente, níveis muito mais altos dessas substâncias do que os vinhos brancos. O vinho tinto contém de 1 a 2 gramas dessas substâncias por litro e no vinho branco de 0,2 a 0,3 grama por litro.


Por curiosidade, os tipos Cabernet-Sauvignon (2,6 gramas por litro), Egiodola (2,4 gramas por litro) e Syrah (2,3 gramas por litro). As variedades Merlot e Grenache continham de 1,8 a 2,0 gramas por litro. O vinho Chardonnay (branco) continha apenas 0,25 grama de substâncias fenólicas por litro.


Tanto o álcool quanto a uva presentes no vinho tinto são benéficos ao coração. De maneiras diferentes, ambos são capazes de reduzir a inflamação das artérias.


Se você quiser optar pelo suco de uva, cuidado, para se retirar proveito dos polifenóis (como o resveratrol), devemos consumir suco de uva INTEGRAL (que não contém água nem açúcar). O suco de caixa que compramos no supermercado é um néctar (com adição de água e açúcar), com baixa quantidade de polifenóis e por isso é pouco eficaz.

Logicamente que você, não vai abusar da bebida, afinal de contas é uma bebida alcóolica e como todas as outras, tem seus efeitos colaterais, inclusive, quando ingerida em excesso, pode prejudicar sua hipertensão arterial e sua diabetes.


Existem pessoas que não devem abusar da quantidade exagerada de álcool, já que os prejuízos são muito maiores do que as vantagens: Doença hepática alcoólica, Triglicérides aumentado, o álcool aumenta essa taxa.


Pancreatite, Úlcera, Arritmia cardíaca, Diabetes: A quantidade permitida dessa ingestão depende do grau do problema, se for beber, optar por fazê-lo antes ou durante as refeições para evitar a hipoglicemia.


Lembre que é com moderação o efeito saudável do vinho. E muito menos deixe de fazer seu controle periódico, com seu médico de confiança.

Posts recentes

Ver tudo

1 Kommentar


Unknown member
30. Aug. 2022

Vidalista Black 80 Mg Is Good For Erectile Dysfunction | USA


Vidalista Black 80 mg tablet helps in the placement of a fantastic quantity of blood in the penis at some stage in sexual activity. The elevated cGMP degrees motive tremendous muscle relaxation, make bigger blood circulation and promote an erection.


Vidalista Black 80 mg Tablet is used to deal with erectile dysfunction in men. Tadalafil’s impact on sexual capacity might also closing up to 36 hours. But if taken daily, you may also try sexual exercise at any time between your doses. Side consequences of taking Tadalafil may additionally consist of however no longer constrained to: headache, indigestion, heartburn, nausea, diarrhea, flushing (feeling of warmth), and musc…

Gefällt mir
bottom of page