Surpreenda-se com o que o vinho faz pelo seu coração

Você tem o hábito de beber vinho?

Não?! Pois deveria.

O vinho tinto é rico em antioxidantes, tendo um efeito benéfico sobre o tecido cardiovascular.

Um hábito antigo, não é mesmo?! Pois então, previne doenças cardíacas, reduz a pressão, controla o colesterol, protege contra certos tipos de câncer, como o de mama e o de próstata, e aumenta a longevidade.

Isso você já deve ter ouvido falar, mas e qual a razão para isso?

O vinho tinto contém antioxidantes que controlam uma proteína, uma das responsáveis no envolvimento com doenças arteriais, a endotelin 1.

Estudos mostram que ingerir uma taça de vinho tinto por dia, ajuda a controlar os níveis do colesterol.

O vinho tinto também é uma importante fonte de flavonóides e de outros polifenóis, que possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-agregante plaquetária, eleva o HDL (o chamado colesterol bom), melhorando o transporte de lipídeos, protegendo contra doenças cardíacas e distúrbios do envelhecimento cerebral. As quantidades dessas substâncias presentes no vinho dependem do tipo de uva e das técnicas de fabricação dessa bebida.

Os vinhos tintos têm, geralmente, níveis muito mais altos dessas substâncias do que os vinhos brancos. O vinho tinto contém de 1 a 2 gramas dessas substâncias por litro e no vinho branco de 0,2 a 0,3 grama por litro.

Por curiosidade, os tipos Cabernet-Sauvignon (2,6 gramas por litro), Egiodola (2,4 gramas por litro) e Syrah (2,3 gramas por litro). As variedades Merlot e Grenache continham de 1,8 a 2,0 gramas por litro. O vinho Chardonnay (branco) continha apenas 0,25 grama de substâncias fenólicas por litro.

Tanto o álcool quanto a uva presentes no vinho tinto são benéficos ao coração. De maneiras diferentes, ambos são capazes de reduzir a inflamação das artérias.

Se você quiser optar pelo suco de uva, cuidado, para se retirar proveito dos polifenóis (como o resveratrol), devemos consumir suco de uva INTEGRAL (que não contém água nem açúcar). O suco de caixa que compramos no supermercado é um néctar (com adição de água e açúcar), com baixa quantidade de polifenóis e por isso é pouco eficaz.

Logicamente que você, não vai abusar da bebida, afinal de contas é uma bebida alcóolica e como todas as outras, tem seus efeitos colaterais, inclusive, quando ingerida em excesso, pode prejudicar sua hipertensão arterial e sua diabetes.

Existem pessoas que não devem abusar da quantidade exagerada de álcool, já que os prejuízos são muito maiores do que as vantagens: Doença hepática alcoólica, Triglicérides aumentado, o álcool aumenta essa taxa.

Pancreatite, Úlcera, Arritmia cardíaca, Diabetes: A quantidade permitida dessa ingestão depende do grau do problema, se for beber, optar por fazê-lo antes ou durante as refeições para evitar a hipoglicemia.

Lembre que é com moderação o efeito saudável do vinho. E muito menos deixe de fazer seu controle periódico, com seu médico de confiança.

#colesterol #infarto #coração #saúde #dieta #falandodecoração #drgiuliocesare

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
(11) 2645-3445
(11) 97169-8814
whatsapp

Segunda - Sexta      08:00 - 18:00
 

Rua Cristiano Viana, 131 - Cerqueira Cesar | São Paulo cep 05411-000 fone: (11) 2645-3445