Quando a falta de ar é do coração?

Vez ou outra alguém chega em meu consultório se queixando de falta de ar e a preocupação além de doenças pulmonares, passa a ser também problemas cardíacos.

Mas isso é possível? Quando isso acontece?

A causa mais comum de uma dispnéia (falta de ar), causada pelo coração é a INSUFICIÊNCIA CARDÍACA!

Algumas características dessa falta de ar podem sugerir que essa seja a causa, vejamos algumas delas:

Acontece uma dispnéia de esforço, isto é, o paciente se queixa de um cansaço , de falta de ar rapidamente progressiva, começa dizendo oque a falta de ar surgia quando fazia longas caminhadas, ou uma atividade física mais intensa e em poucas semanas essa falta de ara passou a ser cada vez mais frequente e com uma intensidade menor de esforço para desencadear o cansaço a ponto de dizer que cansa até mesmo para fazer coisas normais do dia a dia, com atividades em casa mesmo.

Acontece em grande porcentagem de casos a ortopnéia (sintoma mais comum, mas não exclusivo da insuficiência cardíaca), onde o paciente se queixa de falta de ar quando fica na posição deitada.

Outra característica da falta de ar relacionada a insuficiência cardíaca é a dispnéia paroxística noturna, onde o paciente refere que após dormir, acorda 2 ou 4hs após com intensa falta de ar, agitado, levanta-se incomodado.

Essas são algumas característica que podem te orientar sobre seus sintomas, outras mais específicas que somente um CARDIOLOGISTA poderá identificar também estão presentes.

Portanto, a melhor maneira de cuidar desse problema é procurando auxílio-médico adequado.

E aí? O que achou desse artigo?

Escreva-me dando sua opinião, perguntas e sugestões, vou adorar saber o que achou e como melhorar nossa interação. Mande um e-mail para contato@falandodecoracao.com

Curta! Compartilhe com os amigos

#saúde #coração #drgiuliocesare #sintomas