Pra que ficar parado?

Com todos esses casos de morte súbita ligados ao esforço, muitos começaram a ficar com medo de praticar atividade física, receosos de acontecerem algo com a saúde. Porém, posso afirmar com a absoluta certeza que um dos fatores para morrer mais cedo. A resposta? SEDENTARISMO.

Um estudo realizado por pesquisadores da USP e da Universidade Federal de Pelotas constatou que até 433 mil mortes poderiam ser evitadas por ano, no mundo, se houver uma redução no tempo em que uma pessoa permanece sentada ao longo do dia.

Ao comentar o porquê de permanecer muito tempo sentado elevar o risco de morte, o educador físico Leandro Fórnias Machado de Rezende, um dos pesquisadores comenta: “Ficar muito tempo sentado diminui a expressão de óxido nítrico do organismo, o que leva ao aumento do risco de alterações cardiovasculares."

Um outro estudo mostra que o sedentarismo tem matado tanto quanto o tabagismo e mais do que a obesidade.

O Sedentarismo é hoje considerado um dos principais fatores de morte,

1 a cada 10 mortes é atribuída a inatividade física.

Um dado alarmante é que as crianças hoje estão mais sedentárias e a quantidade de crianças obesas aumentou e muito, quase 5x mais. e isso pode refletir na longevidade dessa garotada. Alguns dos motivos podem ser o tempo excessivo em frente à televisão, tablets e video-games, dietas inadequadas com excesso de doces, por exemplo. Uma das saídas para isso seria a atividade física, diminuindo a taxa de obesidade, controlando a pressão arterial.

O quanto fazer?

Para ter um ganho cardiovascular já suficiente, 30 minutos, 5x/semana, podendo ser uma caminhada, bicicleta, tudo que faça seu coração bater um pouco mais rápido.

Já uma atividade física mais intensa, 20 minutos, 3x/sem, como corrida por exemplo.

No caso dos pequenos, recomendamos 60 minutos diários de atividade física, mas isso inclui também as brincadeiras ao ar livre.

O que achou desse artigo?

Escreva-me dando sua opinião, perguntas e sugestões, vou adorar saber o que achou e como melhorar nossa interação. Mande um e-mail para contato@falandodecoracao.com

Pareceu interessante?

Curta! Compartilhe com os amigos

pra que ficar parado? Dr. Giuliio Cesare

#doençascoronarianas #pressãoarterial #cardiologia #cardiometro #musculação #sedentarismo #saúde #drgiuliocesare #coração #exercício #falandodecoração #infarto #colesterol #hipertensão #diabetes

Posts Em Destaque
Posts Recentes