Extra-sístoles, quando tratar?

Palpitações, todo mundo tem, ou já teve, ou já ouviu alguém que tenha, enfim, o que precisamos saber é que, nem sempre são preocupantes, isso, guarde bem, nem sempre!

Porém uma das causas dessas palpitações é a extra-sístole.

Vamos entender um pouco sobre elas!

É um batimento cardíaco extra, precoce, é uma contração do coração antes do tempo, antes do ritmo normal que ele apresenta, esse batimento aparece antes do batimento precedente. Pode aparecer isoladamente ou frequente.

Fatores que favorecem o aparecimento: falta de sono, estresse o de sono, medicações para emagrecer, álcool, principalmente associado a energéticos, drogas, como cocaína, e algumas doenças associadas.

Parece que o coração saltou e veio uma pausa em seguida. Mas veja, nem sempre é uma extra-sístole, pode ser somente uma mudança brusca de frequência cardíaca.

Sintomas:

Nem sempre elas são percebidas, em média, um coração adulto bate cerca de 100 mil batimentos por dia, e podemos apresentar normalmente 4 a 7 mil batimentos considerados extra-sístoles, sem ser motivos de preocupação. E na maioria das vezes, a pessoa nem percebe essas 4 mil extra-sístoles, já algumas pessoas, apresentam 10-20 extra-sístoles e são para elas um incômodo, mas em nenhuma das situações, nem para as 4 mil e nem para as 10, são preocupantes do ponto de vista médico (raras exceções).

Algumas pessoas referem tontura, falta de ar, palpitação.

O que fazer?

Na maior parte das pessoas que possuem extra-sístoles, não necessita de tratamento, principalmente se não tiver uma doença cardíaca associada. Aquelas com maior intensidade ou que possuem doenças cardiológicas, devem ter um acompanhamento mais de perto.

Algumas pessoas sentem um desconforto psicológico, nesse caso avaliamos a necessidade de um tratamento pontual e administrar as situações de ansiedade.

Nos indivíduos sadios, recomendamos atividade física para controle.

Resumindo, você não deve se preocupar se tem algumas extra-sístoles, isso é perfeitamente normal e não irá lhe causar nenhum dano cardíaco.

Outra coisa, o aparecimento de extra-sístoles é muito, mas muito comum.

Faça seu check-up anualmente!

Cuide bem de quem bate por você, leve seu coração ao CARDIOLOGISTA.

O que achou desse artigo?

Escreva-me dando sua opinião, perguntas e sugestões, vou adorar saber o que achou e como melhorar nossa interação. Mande um e-mail para contato@falandodecoracao.com

Curta! Compartilhe com os amigos

#cardiologista #drgiuliocesare #doençascoronarianas #pressãoarterial #sintomas #diagnostico #causas #cardiologia #saúde #tratamento #coração #arritmias