A grande culpada, sabe quem é?

Ela mesma, você acertou se disse: Hipertensão Arterial. Ela é a grande culpada por cerca de metade das mortes por doenças cardiovasculares.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC - lança uma campanha, associada à Internacional Society Hipertension - ISH. O objetivo é chamar a atenção para a doença que é responsável direta ou indiretamente por 50% das mortes cardiovasculares no país. "A hipertensão é uma doença silenciosa com tratamento conhecido, mas que os brasileiros ainda negligenciam por não aderirem ao tratamento quando é diagnosticada, ou por sequer saberem que têm pressão alta"

conta o presidente da SBC, Marcus Bolívar Malachias.

A 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial da SBC, recentemente publicada, analisou 14 estudos publicados nas regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste e constatou que o controle da hipertensão no Brasil é muito baixo, variando de 10,1% a 35,5%. A Hipertensão atinge 32,5% (36 milhões) dos adultos e as suas complicações (cardíacas, renais e cerebrais) têm impacto elevado na perda da produtividade do trabalho e da renda familiar, estimada em R$ 13,7 bilhões entre 2006 e 2015.

"A adesão ao tratamento é essencial para impactarmos nos índices e reduzirmos as mortes por doença cardiovascular", lembra o presidente do Departamento de Hipertensão da SBC, Eduardo Barbosa. "A conscientização sobre a Hipertensão tem que ser cada vez maior, principalmente por conta do aumento da expectativa de vida", diz o presidente do Departamento de Hipertensão da SBC, Eduardo Barbosa.

A 7ª Diretriz mostrou uma associação direta e linear entre envelhecimento e prevalência da Hipertensão. Na última década, o número de idosos aumentou de 6,7% para 10,8% e uma análise de uma série de estudos com 13.978 idosos revelou que 68% deles tinham pressão alta. "Sem tratamento, essas pessoas podem ter um infarto, um derrame ou complicações renais, às vezes, irreversíveis", completa Eduardo Barbosa.

O Blog Falando de Coração, vem insistentemente, batendo nessa tecla da conscientização, da prevenção e do tratamento, para que somente assim, consigamos diminuir os efeitos que a Hipertensão pode causar.

Faça seu check-up regularmente! Ligue e agende sua consulta aqui

Cuide bem de quem bate por você

Leve seu coração ao CARDIOLOGISTA

Se você quer fazer algum comentário sobre o tema, escreva aqui no espaço embaixo ou mande um e-mail clicando aqui

#hipertensão #coração #falandodecoração

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
(11) 2645-3445
(11) 97169-8814
whatsapp

Segunda - Sexta      08:00 - 18:00
 

Rua Cristiano Viana, 131 - Cerqueira Cesar | São Paulo cep 05411-000 fone: (11) 2645-3445