HIPERTENSÃO ARTERIAL E GRAVIDEZ

E durante a gestação? Como fica em relação a Hipertensão Arterial, ou Pressão Alta?

Algumas considerações devem ser levadas em conta, principalmente no tratamento durante a gravidez, tratamento esse que deve ser multidisciplinar. Deve envolver o CARDIOLOGISTA e GINECOLOGISTA/OBSTETRA.

Só assim há de se garantir um perfeito Pré-Natal, sem complicações, ou com complicações minímas possíveis, para a gestante e para o feto.

A estatística mostra que a hipertensão gestacional é uma complicação que acompanha entre 5 e 7% das grávidas brasileiras.

Mulheres que engravidam tardiamente costumam ter maior chance, associadas ao stress, tabagistas, obesas, etc.

A Hipertensão Arterial é considerada crônica, quando ela já estava estabelecida antes da gravidez ou se instalou antes das 20 semanas de gestação.

A Hipertensão Gestacional ocorre quando se instala depois da 20ª semana de gravidez importante, sem a presença de proteinúria, que é evidenciada pelo exame de urina, necessário, no acompanhamento, mostrando proteínas na urina.

Quando há a presença, anormal, vale a pena ressaltar, de proteínas, na urina, a chamada proteinúria, temos instalada a Pré-Eclâmpsia. Caso essa alteração não apareça, mas a gestante apresente cefaléia, turvação visual, dor abdominal, plaquetopenia (plaquetas menor que 100 mil), elevação das enzimas hepáticas, comprometimento renal, edema pulmonar, também podemos classificar como sendo Pré-Eclâmpsia.

Quando além dessas apresentações, encontramos convulsões, caracterizamos como ECLÂMPSIA.

Cuide bem de quem bate por você

Leve seu coração ao CARDIOLOGISTA

Gostou desse artigo? Curta! Compartilhe com os amigos e familiares e vamos juntos diminuir a mortalidade dessa doença.

Mande seu e-mail e terei o maior prazer em conversar com você!

#doençascardiovasculares #cardiologista #drgiuliocesare #cardiopatas #doençacardiovascular #pressãoarterial #sintomas #mulher #gestação #gravidez #hipertensão