Musculação e Coração

Um assunto para deixar você, leitor desse espaço mais tranquilo sobre poder ou não fazer musculação e se ela atrapalha ou melhora o desempenho do seu coração.

A musculação fortalece função cardíaca e auxilia no controle do colesterol

Cardiologistas alertam para a redução da massa muscular causada pelo envelhecimento ou por falta de atividade física e isso pode levar a um alto índice de desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares.

Com o ganho de força e de massa muscular, o coração sofre menor sobrecarga com esforços do dia a dia.

A musculação, conhecida como a atividade que mais promove o aumento de força e massa muscular, contribui muito para reduzir diversos fatores de risco para a saúde cardiovascular.

As doenças que afetam a saúde do coração, como o diabetes, a obesidade e a hipertensão, estão diretamente relacionadas à qualidade de vida das pessoas. Os benefícios da musculação vão além da promoção a saúde, pois previnem e controlam seus fatores de risco.

As mulheres que praticam musculação regularmente apresentam um menor risco cardiovascular para todas as faixas etárias. O exercício de musculação exibe um efeito benéfico, principalmente sobre o percentual de gordura corporal e os níveis de colesterol e triglicérides.

Na obesidade ou no diabetes, os fatores de risco para a saúde do coração, como o aumento de peso e a presença de açúcar no sangue, são utilizados como fonte de energia a ser gasto durante a atividade física na manutenção da massa muscular adquirida, diminuindo assim o agravamento dessas doenças.

Além de proteger o coração, enrijecer os músculos e aumentar o condicionamento físico, os exercícios também colaboram para o controle do colesterol. Enquanto diminuem os níveis de LDL - o colesterol ruim - os exercícios ajudam a elevar o HDL , o colesterol bom.

As diretrizes médicas recomendam que as mulheres pratiquem cerca de 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos, e com exercícios de musculação pelo menos duas vezes por semana.

Importante: Exames médicos e físicos são essenciais antes de começar qualquer atividade física.

Não há um exercício melhor que o outro, tudo depende de quem vai praticar.

A melhor escolha é sempre por uma atividade física que proporcione prazer.

❤️Cuide bem de quem bate por você Leve seu coração ao CARDIOLOGISTA❤️

Agende seu check-up.

Marque sua consulta ainda para essa semana

☎️11 2645-3445

Então compartilhe!

Mande um e-mail com suas dúvidas ou faça um comentário que terei o maior prazer em te responder.

Clique aqui.

aro, como a corrida.v