top of page

Benefícios de exercícios aeróbicos e de força para a saúde do coração.

Dr. Giulio Cesare é presença em Matéria publicada no portal do Globo Esporte | globo.com

“Cardiologista das categorias de base do Corinthians, Giulio Cesare Lopes Ferriello lembra que a atividade física promove uma série de benefícios para o coração.

Entre eles:


  • Estimula a irrigação do coração através de suas coronárias;

  • Promove a formação de novos vasos de menores calibres que aumentam o poder de irrigação sanguínea;

  • Contribui para eliminar mais rapidamente partes de células cardíacas mortas, promovendo a melhora da circulação;

  • Tem efeitos no controle da pressão arterial, através de vasodilatação nas paredes das artérias e de reações com o óxido nítrico, que tem sua produção aumentada com a atividade física;

  • Ajuda a diminuir o percentual de gordura corpórea, o que auxilia tanto no controle dos níveis de colesterol como nos níveis de glicemia no sangue.

– Atividades moderadas, quando realizadas de maneira regular, melhoram a qualidade de vida e diminuem o risco de infarto e morte precoce em até 35%. Pode ser qualquer atividade física aeróbica, que cause um maior consumo de oxigênio. É aquele exercício que usa o oxigênio no processo de geração de energia nos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr, nadar, pedalar, dançar, são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbicos – recomenda o médico.


Em cardiopatas, o cardiologista estimula sempre a adoção de uma atividade física. O médico afirma que o paciente deve ter seu tratamento individualizado de acordo com sua capacidade funcional, ou seja, a quantidade de energia que ele poderia dispender sem causar dano ao coração, gerando benefício. Um dos exemplos seria através do teste ergométrico.


Para prevenção, o que recomendamos é que sejam feitos pelo menos 30 minutos de atividade física moderada, cerca de cinco vezes por semana. Estipulamos uma meta de pelo menos 150 minutos semanais. Caminhadas aceleradas, como se estivéssemos fugindo da chuva, ou subir três lances de escada já são considerados suficientes para um benefício cardiovascular

— Giulio Cesare Lopes Ferriello, cardiologista”


Confira a matéria na íntegra acessando o link

Dúvidas e agendamentos de consultas fale diretamente comigo clicando aqui

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page